quarta-feira, 11 de março de 2009

ASSUNTOS GERAIS

O DIA DO SENHOR
Sua Compreensão e Guarda

Textos: Gn 2.1-3; Êx 20.8-11

INTRODUÇÃO: A Bíblia ensina que desde o princípio Deus determinou um Dia de Descanso para que, nesse dia, o homem descanse de todos os seus afazeres seculares e se dedique inteiramente a Ele, prestando-lhe culto. Embora não haja um dia mais santo do que outro, e o culto deve ser oferecido a Deus em qualquer lugar e em todos os dias, o ensino bíblico é que Deus, desde o princípio, determinou um dia para descanso e culto a Ele, a saber, o sétimo dia ( Êx 20.9,10 ).O Dia de Descanso é santificado ao Senhor. Nesse dia todos devem estar livres para descansar e dedicar-se, sem impedimentos, a Deus. Vejamos, o que nos dizem a Palavra de Deus, os Símbolos de Fé e a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil (CI/IPB) a respeito desse dia, do culto e sua essência.

I) O QUE DETERMINA OS SÍMBOLOS DE FÉ DA IPB SOBRE O DIA DO SENHOR:

1. Na Confissão de Fé – Cap. XXI – DO CULTO RELIGIOSO E DO DOMINGO:

Ø VII.Como é lei da natureza que, em geral, uma devida proporção do tempo seja destinada ao culto de Deus, assim também em sua Palavra, por um preceito positivo, moral e perpétuo, preceito que obriga todos os homens em todos os séculos, Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado (descanso) santificado por Ele; desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana (Êx 20.8-11; Gn 2.1-3; Êx 31.12-18; Is 56.2-7; Lc 23.56); e desde a ressurreição de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado Domingo, ou dia do Senhor, e que há de continuar até o fim do mundo como o sábado cristão( Mt 12.1-13; Lc 24.1-6; Jo 20. 19-22; At. 20.7; I Co 16.1,2).

Ø VIII. Este sábado é santificado ao Senhor quando os homens, tendo devidamente preparado seus corações e de antemão ordenado os seus negócios ordinários, não só guardam, durante todo o dia, um santo descanso das suas próprias obras, palavras e pensamentos a respeito dos seus empregos seculares e das suas recreações, mas também ocupam todo o tempo em exercícios públicos e particulares de culto e nos deveres de necessidade e misericórdia (Êx 20.9-11; 16.23-26, 29, 30, e 31.15-16; Is 58.13-14; I Co 16.1-4).

2. No Catecismo Maior – SOBRE O QUARTO MANDAMENTO:

Ø P. 115. Qual é o quarto mandamento? R. O quarto mandamento é: “Lembra-te de santificar o dia de sábado(descanso). Trabalharás seis dias e farás neles tudo o que tens para fazer. O sétimo dia, porém, é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nesse dia obra alguma, nem tu, nem teu filho, nem tua fi- lha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o peregrino que viver das tuas portas para dentro. Porque o Senhor fez em seis dias o céu, a terra, e o mar, e tudo o que neles há, e descansou ao sétimo dia; por isso o Senhor abençoou o dia sétimo e o santificou.”(Êx 20.8-11).

Ø P. 116. Que se exige no quarto mandamento? R.O quarto mandamento exige de todos os homens o santificar ou o guadar santos para Deus todos os tempos especificados que Deus designou em sua Palavra, expressamente um dia inteiro em cada sete; que era o sétimo desde o princípio do mundo até à ressurreição de Cristo, e o primeiro dia da semana desde então até ao dia de hoje, e há de assim continuar até ao fim do mundo; o qual é o sábado cristão, e no Novo Testamento é chamado o dia do Senhor (Domingo). (Gn 2.3; I Co 16.2; At 20.7; Jo 20.19,26; Ap 1.10).

Ø P. 117. Como há de ser santificado o Sábado ou Dia do Senhor? R. O Sábado, ou Dia do Senhor, há de ser santificado por um santo descanso por todo aquele dia, não somente de tudo quanto é sem- pre pecaminoso, mas até de todas as ocupações e recreios seculares que são permitidos em outros dias: e em fazê-lo o nosso deleite, passando todo o tempo (exceto aquela parte que se deve empregar em obras de necessidade e misericórdia ) nos exercícios públicos e particulares do culto de Deus. Para este fim havemos de preparar os nossos corações e com toda a previsão, diligência e moderação dispor e convenientemente arranjar os nossos negócios seculares, para que sejamos mais livres, e mais prontos para os deveres desse dia. (Êx 20.8,10; 16.22-30; Jr 17.21-22; Mt 12.1-8; Lv 23.3; Is 58.13,14;Lc 4.16; At 20.7; Lc 23.54-56; Ne 13.19 ).

Ø P. 118. Por que é o mandamento de guardar o Dia do Senhor (Domingo) mais especialmente dirigido aos chefes de família e outros superiores? R. O mandamento de guardar o Dia do Senhor (Domingo) é mais especialmente dirigido aos chefes de família e outros superiores, porque estes são obrigados não somente a guardá-lo por si mesmos, mas a fazer que seja observado por todos os que estão sob o seu cuidado; e porque são às vezes propensos a impedi-las por trabalhos seus. (Êx 23.12).

Ø P. 119. Quais são os pecados proibidos no quarto mandamento? R. Os pecados proibidos no quarto mandamento são – toda omissão dos deveres exigidos, todo o cumprimento descuidoso, negligente e sem proveito, e o ficar cansado deles; toda a profanação do dia por ociosidade e por fazer aquilo que é em si pecaminoso: e por todas as obras, palavras e pensamentos desnecessários, tocantes às nossas ocupações e recreios seculares. (Ez 22.26; Am 8.4-5; Ez 23.38; Jr 17.27).

Ø P. 120. Quais são as razões anexas ao quarto mandamento para lhe dar maior força? R. As razões anexas ao quarto mandamento para lhe dar maior força são tiradas da equidade dele, concedendo-nos Deus seis dias de cada sete para os nossos trabalhos e reservando um só para si, nestas palavras: “Seis dias trabalharás e farás tudo o que tens para fazer”; de Deus reclamar uma propriedade especial nesse dia: “O sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus”; do exemplo de Deus, que “em seis dias fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e descansou no dia sétimo”; e da bênção que Deus conferiu a esse dia, não somente santificando-o para ser um dia para o seu serviço, mas também determinando-o para ser um meio de bênção para nós em santificá-lo, “portanto o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou”. ( Êx 20.9-11).

Ø P. 121.Por que se acha a palavra “lembra-te” colocada no princípio do quarto mandamento? R. A palavra “lembra-te” acha-se colocada no princípio do quarto mandamento, em parte pelo grande benefício que há em nos lembrarmos dele, sendo nós assim ajudados na nossa preparação para guardá-lo; e porque em o guardar somos ajudados a guardar melhor todos os mais mandamentos, e a continuar uma grata recordação dos dois grandes benefícios da criação e da redenção, que contêm em si um breve compêndio da religião; e em parte porque somos propensos a esquecer-nos deste mandamento visto haver menos luz da natureza para ele e restringir a nossa liberdade natural quanto a coisas permitidas em outros dias; porque este dia vem somente uma vez em cada sete, e muitos negócios seculares intervêm e muitas vezes nos impedem de pensar nesse dia, seja para nos prepararmos, seja para o santificar; e porque Satanás, com os seus instrumentos, se esforça para apagar a glória e até a memória desse dia, para introduzir a irreligião e a impiedade; e as Sagradas Escrituras.

II) O QUE PRECEITUA A CI/IPB - PRINCÍPIOS DE LITURGIA - CAP. I – O DIA DO SENHOR:

Ø Art. 1º - É dever de todos os homens lembrar-se do dia do Senhor (Domingo) e preparar-se com antecedência para guardá-lo. Todos os negócios temporais devem ser postos de parte e ordenados de tal sorte que não os impeçam de santificar o Domingo pelo modo requerido nas Sagradas Escrituras.

Ø Art. 2º - Deve-se consagrar esse dia inteiramente ao Senhor, empregando-o em exercícios espirituais, públicos e particulares. É necessário, portanto, que haja, em todo esse dia, santo repouso de todos os trabalhos que não sejam de absoluta necessidade, abstenção de todas as recreações e outras coisas que, lícitas em outros dias, são impróprias do dia do Senhor.

Ø Art. 3º - Os crentes, como indivíduos ou famílias, devem ordenar de tal sorte seus negócios ou trabalhos que não sejam impedidos de santificar convenientemente o Domingo e tomar parte no culto público.

Ø Art. 4º - Conselhos e Pastores devem mostrar-se atentos e zelar cuidadosamente para que o Dia do Senhor seja santificado pelo indivíduo, pela família e pela comunidade.

CONCLUSÃO: Como vimos nesta exposição, o Dia de Descanso ou Dia do Senhor é uma dádiva de Deus aos homens, para que nesse dia seja observado um santo repouso de todas as atividades seculares e particulares e seja ele dedicado exclusivamente ao Senhor para exercícios espirituais e culto ao Senhor. A observância correta do Dia do Senhor produz descanso físico e mental tão necessários ao homem, depois de uma semana árdua de trabalho, traz bênçãos materiais e espirituais e glorifica ao Senhor. Porém, deve ser observado sem legalismo e sem abuso da liberdade, pois tudo que o crente faz deve ser para a glória de Deus. A Ele, pois, seja toda honra e toda glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

Rev. Paulo T. G. Passos