quarta-feira, 11 de março de 2009

EVANGELISMO: CONHECENDO A JESUS CRISTO E O SEU GRANDE AMOR POR VOCÊ

Um Convite Especial
Olá! Eu sou o Pr. Paulo Passos, pastor da Igreja Presbiteriana 305 Norte, em Palmas-TO, e quero fazer-lhe um convite muito especial: conhecer o mais facinante projeto de vida - Jesus Cristo, através das páginas da Escritura Sagrada, a Bíblia! Através deste blog, na sessão EVANGELISMO, estarei postando estudos bíblicos sobre a vida, pessoa e obra de Jesus Cristo, especialmente a salvação que Ele oferece gratuitamente a todo ser humano.
O projeto é simples: os estudos estarão postados semanalmente nesta sessão, e você pode acessá-los, copiá-los, estudá-los e respondê-los com calma, quando for o caso de um estudo indutivo (onde o estudante deve achar a resposta às perguntas do estudo através dos textos oferecidos), enviando em seguida suas respostas, comentários ou dúvidas através do e-mail: passospaulo33@gmail.com . Assim que o seu e-mail chegar eu o responderei imediatamente com a confirmação ou corrreção das respostas oferecidas por você. Desta forma você estará participando de um curso evangelístico oline, carinhosamente preparado para levá-lo a conhecer mais sobre Jesus Cristo, o Filho de Deus e o seu grande amor por você.
Seja bem-vindo e comece aproveitando os estudos já disponíveis nesta sessão! Venha! Embarque comigo nesta fantástica viagem rumo à ETERNIDADE. Te aguardo com grandes expectativas!
Pr. Paulo Passos
__________________________________________________
Estudo Um
CONHEÇA O PLANO DE DEUS PARA A SUA SALVAÇÃO
INTRODUÇÃO


Por que o homem necessita mesmo de salvação? As razões são muitas. Vejamos:


1. Porque todos estão em pecado – (Rm 3.10)
Por natureza (Sl 51.5)
Por consentimento (Jo 3.19)
Por prática (Rm 3.23; Tg 4.17)

2. As conseqüências são reais – (Rm 6.23)

Os homens estão condenados (Jo 3.18)
Estão sob a ira de Deus ( Jo 3.36)
Estarão perdidos (II Ts 1.8,9)

3. O homem não pode salvar-se a si mesmo
Nem por obras (Jó 9.30,31; Ef 2.8,9; Rm 6.23b)
Nem por esforço próprio (Sl 49.7,8; Is 64.6)
Nem por tradição religiosa (Jo 8.33-36; I Pe 1.18; Cl 2.8)

4. Deus oferece salvação – (Lc 19.10)
Deus quer salvar (I Tm 2.4)
Jesus pode salvar (Hb 7.25)
Só Jesus é salvador (At 4.12)

5. Como ser salvo – (At 16.31)
Vir a Deus por intermédio de Jesus Cristo (Jo 14.6)
Arrepender-se e deixar os pecados (Is 55.7; Mt 3.2)
Crer de todo o coração (Jo 6.47; Rm 10.9)

6. Hoje é o tempo da salvação – (II Co 6.2)
Não se deve adiar a entrega a Cristo (Lc 12.20)
Há uma responsabilidade em recebermos ou não a salvação (Pv 29.1; Hb 2.2,3)
O amanhã é sempre incerto (Pv 27.1; Tg 4.14)
Todos devem saber (Rm 10.10)

Rev. Paulo Passos
__________________________________________________
Estudo Dois
FAZENDO A ESCOLHA CERTA
“Saibam escolher o melhor...”
Filipenses 1.10 (LH)
Nem sempre podemos escolher as coisas. Mas sempre que pudermos, devemos escolher nada menos do que o melhor. “Saibam escolher o melhor” (Filipenses 1.10 LH), é o que sugere a Escritura. Jesus é o melhor dos melhores. Ele deve ser a nossa escolha precípua, nossa opção preferencial. Antes de tudo, Jesus. E, de fato, podemos resumir a vida entre duas escolhas: ou aceitar a Jesus, ou rejeitá-lo. “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3.18). Significa que o grande pecado da humanidade é a incredulidade. Não se discute mais se matar é mais grave do que roubar, ou adulterar mais acintoso do que mentir. Ou cremos em Cristo como nosso único e suficiente Salvador, ou não deixaremos a condição de irremediavelmente perdidos.

Vejamos porque Jesus é o melhor e porque escolhê-lo, é escolher o melhor:

Em primeiro lugrar, Ele é o melhor porque nos purifica de todo pecado com o seu sangue derramado na cruz do calvário (1 João 1.7).

--------------------------------------------------------------------

Em segundo lugar, Ele é o melhor não só porque nos purifica de todos os nossos pecados pelo precioso sangue que derramou na cruz do Calvário, mas porque pela sua vitória sobre a morte nos concedeu vida, vida eterna (Romanos 6.23), vida abundante (João 10.10). “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3.36).
----------------------------------------------------------------------------
Em terceiro lugar, Jesus é o melhor por causa de sua pessoa divino-humana e por causa da obra que ele operou. Esta passagem resume todo o seu esplendor: “Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado. É ele quem nos liberta, e é por meio dele que os nossos pecados são perdoados. Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas. Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo. Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia. Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo. Pois é pela própria vontade de Deus que o Filho tem em si mesmo a natureza completa de Deus. Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu.” (Colossenses 1.13-20 LH).
----------------------------------------------------------------------
Em quarto lugar, Jesus é o melhor por sua primazia na ordem da Criação. “Tudo foi feito por intermédio dele e sem ele, nada do que foi feito, se fez” (João 1.3). A figura histórica de Jesus, em sua humilde e sofrida jornada, não apaga o esplendor da sua glória e o seu poder criativo exercido na construção do universo.
----------------------------------------------------------------------
Em quinto lugar, Jesus é melhor porque sendo o Verbo Eterno, Filho de Deus, a si mesmo se esvaziou (Filipenses 2.7) para cumprir o plano da salvação. Assim, ele tornou-se o primeiro na ordem da Redenção, também.
---------------------------------------------------------------------

Finalmente, Jesus é o melhor porque é o cabeça, ou seja, o primeiro, na Igreja. Nossas lideranças, nossas estruturas não detêm a primazia, a qual pertence a Jesus. Por isso, a Igreja é chamada de Corpo de Cristo, cuja cabeça é o próprio Senhor Jesus, a quem todos nós devemos nos submeter.
Concluindo...

Ele é a melhor escolha que alguém pode fazer. Nunca deixando de lembrar de que, antecipadamente, ele já nos tem escolhido (João 15.16).
------------------------------------------------------------------
Os créditos desta mensagem são do Rev. Hernandes Dias Lopes
Ministro Presbiteriano
Rev. Paulo Passos