quarta-feira, 11 de março de 2009

DEVOCIONAIS

Praticando a Confiança
“Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei.”

Salmo 56.4


A plena confiança não surge de uma hora para outra. É gradativa. Vai crescendo aos poucos, vai preenchendo a distância ente Deus e o homem.
A prática da confiança se faz a partir da primeira resposta aos apelos de Deus e às promessas da sua Palavra. Ela precisa crescer ao ponto de aprender a esperar contra a esperança, isto é, a ter fé e esperança mesmo quando não há o menor motivo para crer, como aconteceu com Abraão. Este é o clímax da confiança.
Retirado de "Práticas Devocionais" - Ed. Ultimato
__________________________________________________________
Sexta-feira, 20 de Março
Praticando a leitura da Bíblia
"Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!"
Salmo 119.97
A Bíblia é a Palavra de Deus. Isto quer dizer que ela encerra a auto-revelação de Deus e expressa toda a vontade de Deus em matéria de fé e conduta - pelo menos tudo o que Deus achou por bem revelar-nos. Sinifica que não estamos desesperadamente em estado de absoluta desinformação quanto a Deus, quanto à vida e quanto à eternidade. Temos, em nossa própria língua, um livro que revela todo o programa de Deus, uma espécie de enciclopédia que expõe toda sorte de informação teológica necessária, um manual de avaliação que mostra a diferença entre o certo e o errado. Que tal começar a praticar a sua leitura hoje, para ser abençoado o quanto antes?
Retirado e adaptado de "Práticas Devocionais"- Ed. Ultimato
____________________________________________
Segunda-feira, 23 de Março de 2009
Praticando uma Vida de Oração
"A oração é a mais alta atividade da qual o espírito humano é capaz."
E.A. Judce
Texto para leitura
Matteus 6.5-8
A oração parece uma decantada loucura. Como pode o homem comunicar-se com o próprio Deus em qualquer tempo, em qualquer lugar e em qualquer situação, se este é o Senhor de todo o Universo e aquele, um miserável habitante de um pequeno planeta? Como pode Deus ouvir as orações diárias que pelo menos os quase 2 bilhões de cristãos lhe dirigem?
Os críticos dizem que a oração é válida porque é emocionalmente saudável para quem ora. No entanto, aqueles que oram corretamente estão convencidos de que sua oração chega de fato até Deus e ainda perguntam com uma pequena dose de malícia: "O que fez o ouvido, acaso não ouvirá?" (Salmo 94.9.)
Tenha uma ótima semana de oração confiante a Deus!
Rev. Paulo Passos
Extraído e adaptado de "Práticas Devocionais" - Ed. Ultimato
_________________________________________________
Quinta-feira, 26 de Março de 2009
Praticando a Confissão
"Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga!"
Salmo 32.1
Texto Básico
Salmo 51
Na caminhada cristã, todos tropeçamos e nos sujamos de novo com o pecado. Como voltar ao prumo? Como retomar o caminho de santidade proposto por Deus?
A confissão verdadeira remove a crise provocada pelo pecado e restaura a comunhão perdida ou arranhada. A comprovação de sua eficácia depende mais da fé do que de sentimentos. Por meio da contínua confissão de qualquer transgressão e de qualquer omissão é perfeitamente possível manter a higiene da alma. Aproveite o dia de hoje para praticar a verdadeira confissão e traga alívio para a sua alma!
Em Cristo, Rev. Paulo Passos
Extraído e Adaptado de "Práticas Devocionais" - Ed. Ultimato
____________________________________________
Terça-feira, 31 de Março de 2009
Praticando o Poder Espiritual
"Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus."
Salmo 62.11
Texto Básico: 2 Coríntios 12.7-10
Existe poder aquisitivo, poder político, poder jovem, poder mental, poder internacional. Existe também o poder espiritual, que difere substancialmente de qualquer outro tipo de poder. Reúne uma porção enorme de valores relacionados com a vida em estreita e permanente comunhão com Deus, como aptidão, autoridade, ficácia, entusiasmo, força, influência, meios, possibilidades, recursos e vigor.
No sentido profano, o poder pode vir da posição social, das vantagens pessoais, da capacidade, do dinheiro, da propaganda, da política, do voto, da força, do suborno. No sentido cristão, a orígem do poder é totalmente diversa e tem propósitos também diversos. Veja a experiência do apóstolo Paulo em 2 Coríntios 12.7-10 e responda: a) de que depende o poder espiritual e, b) com que objetivo ele nos é dado?
Em última análise, mesmo que às vezes pareça o contrário, o poder que nos é conferido, e do qual devemos fazer bom uso, pertence tão somente a Deus! A Ele pois, o Poder, a Honra e a Glória!
Rev. Paulo Passos
Extraído e adaptado de "Práticas Devocionais" - Ed. Ultimato