sexta-feira, 10 de abril de 2009

DISCIPULADO: SEGUIR A CRISTO - A MAIS FANTÁSTICA JORNADA DA VIDA

Um Convite ao Discipulado

Olá! Quero convidá-lo a embarcar comigo na mais fascinante viagem de sua vida, a jornada do discipulado cristão. Uma jornada rumo ao Céu através do conhecimento pleno do Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, por meio de estudos claros, simples e puros das Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus.
Essa caminhada é para aqueles que já tomaram a decisão mais importante de suas vidas, entregando-se a Jesus Cristo, confiando a Ele a salvação e o destino eterno de suas almas, bem como para aqueles que tão somente desejarem saber mais sobre Ele.
Entretanto, para iniciar essa caminhada, é necessário um breve esclarecimento sobre o que é o Discipulado Cristão:
Definindo o discipulado: O discipulado tem uma tríplice definição. Para entendê-lo na sua essência, precisamos ter uma compreensão clara do que é um discípulo, do que é discipulado e do que é um discipulador. Quero, de forma sucinta, oferecer-lhes estas definições:a) “Um discípulo é uma pessoa cujo compromisso principal na vida é seguir a seu mestre, desenvolver-se para ser como seu mestre, e fazer a vontade de seu mestre.”b) O discipulado não é um programa, nem uma estrutura e nem um método. “O discipulado é uma relação comprometida e pessoal onde um discípulo mais maduro ajuda a outros discípulos de Jesus Cristo a aproximarem-se mais d’Ele e assim reproduzirem.”c) “Um discipulador é um guia ou orientador espiritual que tem uma relação íntima e comprometida com alguns seguidores de Cristo para ajudá-lo a crescer de forma pessoal em”:1) sua identidade cristã como filho de Deus e como nosso irmão, membro da família de Deus; 2) seu caráter cristão; e 3) sua capacidade ministerial.
Diante disso tudo, é oportuno afirmar a importância do discipulado para as nossas vidas. Que a igreja deve investir generosamente no discipulado. Que os crentes devem se envolver apaixonadamente na tarefa de discipular os novos convertidos de sua igreja, e que aqueles que já tiveram um encontro pessoal com o Senhor Jesus, como Seu Senhor e salvador, devem procurar conhecê-LO melhor a través do discipulado.
Venha participar comigo desta grande aventura através dos estudos a seguir, os quais serão postados semanalmente nesta sessão!


Rev. Paulo Passos
Pastor da Igreja Presbiteriana 305 Norte
Palmas-TO

---------------------------------------------------------------------
Um Passeio com Jesus no Evangelho de João


Olá! Hoje iniciaremos a nossa caminhada no discipulado. Nesta caminhada começaremos com uma série de estudos indutivos no Evangelho de João a respeito da vida e da obra realizada por Jesus. Os estudos são bem simples, com perguntas fáceis de asssimilar e espaços a serem preenchidos por você com as respostas que você mesmo encontrará com base nos textos bíblicos oferecidos, sempre após cada pergunta feita no estudo.
Para realizar satisfatóriamente estes estudos, você precisará de uma Bíblia ou uma edição do Evangelho de João na versão Revista eAatualizada (RA) ou Nova Versão Internacional (NVI), além de um caderno para copiar as perguntas dos estudos. Se preferir ou for mais fácil, copie o estudo da semana num documento do Word, responda as questões e depois me envie o estudo respondido por e-mail. Assim que receber o seu e-mail com a cópia do estudo respondido, devolvo-lhe o estudo com as observações ou correções que se fizerem necessárias no estudo.
Creio que essa caminhada será a mais proveitosa de nossas vidas, pois não há algo mais precioso do que conhecer a Jesus e entregar-se completamente a Ele. Os estudos serão postados no blog semanalmente, para que você tenha tempo suficiente de estudá-los e respondê-los corretamente. O e-mail para o qual você enviará as respostas é: passospaulo33@gmail.com . Que Deus o abençoe ricamente nesta preciosa caminhada. Vamos ao nosso primeiro estudo!
------------------------------------------------------------------

ESTUDO 02
O AMOR DE DEUS


Escreva as respostas das perguntas com as SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS. As respostas devem ser dadas de acordo com o que diz o versículo que acompanha a pergunta.


01- Como podemos estar certos de que Deus nos ama? (Jo 3.16)

02- Como podemos conhecer a Deus? (Jo 1.18)

03- De acordo com a passagem (Jo 1.1-4) responda:
a) Quem é o verbo ?
b) Desde quando Ele existe?
c) O que Ele fez?

04- De que maneira podemos afirmar que o título “verbo” se refere a Jesus? (Jo 1.14)

05- O que Jesus disse que veio fazer? (Jo 10.10)

06- Jesus usou várias figuras para ilustrar a vida abundante. Quais são elas?
a) Jo 4.13,14:
b) Jo 6.26,35:
c) Jo 8.12:

07- Uma vida com Cristo tem algumas características. Quais são?
a) Jo 8.31,32,36:
b) Jo 13.35:
c) Jo 14.27:
d) Jo 15.11:

08- Por que o apóstolo João escreveu o Evangelho? (Jo 20.30, 31)

09- O que a pessoa se torna quando recebe a Cristo? (Jo 1.12)

10- O que é preciso fazer para se tornar filho de Deus?

11- Você já se tornou filho de Deus? Explique:

Que Deus o abençoe ricamente através deste estudo, e até a próxima semana!
Rev. Paulo Passos